terça-feira, 3 de setembro de 2013

Irlanda?

Como mencionei minha vontade de morar fora surgiu através dos filmes que assistir. Japão, Coreia do Sul, França, Inglaterra, Italia, EUA, México, Cuba, Argentina, Africa do Sul, Espanha, Suiça, EAU, Canadá e outros países haviam passado pela minha cabeça mas confesso que nunca pensei na Irlanda. Na minha cabeça a Irlanda era a terra natal de U2 e Colin Farrel, tirando isso sabia pouquíssimas coisas de dois ou quatro filmes que vi.



Então porque Irlanda?

√ Facilidade em tirar o visto.


√ Destino em conta.


√ Disponibilidade de trabalhar enquanto estuda.


√ Qualidade de vida.


√ Custo de vida baixo.


√ Oportunidade de viajar pela Europa com baixo custo


A maioria dos meus motivos esta relacionado ao investimento. Na verdade, não tenho dinheiro sobrando então isso pesou muito antes de qualquer decisão. Eu não vou no sufoco com uma corda ao redor do meu pescoço, mas vou bem em conta. No máximo posso ficar até os três primeiros meses sem trabalhar. Apesar de parecer facil, a escolha do meu destino me tirou muito o sono.


Veja bem, meu irmão está no canadá ou seja a escolha obvia é escolher o canadá. E realmente isso tirou muito meu sono, passei desde de fevereiro até julho muito dividida. Porém meu irmão está numa situação que poderia atrapalhar meu visto. E o visto do canadá tem que ser tirado antes de viajar, já o da irlanda você tira lá mesmo e a rejeição é zero de quem vai com tudo certinho. E com certeza isso foi o fator determinante.

Já tenho irmão, um primo, uma prima, uma quase cunhada e amigos do meu irmão no canadá, quase uma familia. Já na irlanda não conheço ninguém. O canadá não está em crise, emprego boiando por lá. Nova Iorque ta a um pulo de Toronto. Qualidade de vida nem preciso mencionar. Também é um destino que tem um custo beneficio muito em conta, apesar da Irlanda ser um pouco mais baixo. Mas a burocracia é maior, mesmo sendo menor comparada com países como EUA. Sim, parece besteira... tem muita gente indo de bolo, fazendo falcatrua e entrando sem problema algum. Porque EU que iria com tudo certo não entraria?

Essa pergunta praticamente definiu minha escolha. Pode parecer besteira mas a resposta veio tão clara que eu já sabia que havia definido meu destino. Era simples, EU não estava disposta a deixar que algo tão importante pra mim dependesse de outra pessoa. Eu não queria apostar em algo desse tamanho quando tinha uma opção muito mais segura e tão boa quanto. Imagine o que é organizar uma viagem desse tipo com um risco muito grande de ser negado. Eu não estava disposta em perder mais tempo do que já tinha perdido. Perder o dinheiro que eu não tinha, como disse estou indo com a grana bem curta. Se aprendi algo valioso nesses 22 anos é que a única coisa que podemos controlar é o que depende da gente, o que depende dos outros não temos poder. Meu visto ia depender da burocracia do canadá e apesar de ser facil de entrar, eu praticamente ia depender do humor da pessoa que estivesse tomando conta da minha papelada. Talvez ela tivesse tão feliz que nem ligasse e talvez ela tivesse tão amargurada que negasse sem ao menos olhar, é eu não estava disposta arriscar por isso.


No fim acabei lendo bastante sobre Dublin, o suficiente para me apaixonar pela cidade. E sim, não vou dizer que não é assustante ir pra um país completamente diferente, desconhecido, que faz muito frio, com chuva todos os dias do ano e onde não conheço ninguém. Porém na Irlanda, muito do meu intercambio vai depender muito mais de mim do que qualquer outra coisa. Se eu voltar em seis meses, um ano, dois anos ou não voltar... eu vou saber que os erros foram meus, as atitudes que deveriam ter sido mudadas foram as minhas e não vou ter a desculpa de colocar a culpa em alguém. Mas do que o inglês e o lado profissional, eu acredito que vou ganhar muito no meu crescimento pessoal. E realmente espero por isso, aguardo passar maus bocados e sair deles. Me decepcionar com pessoas e me surpreender com outras. Chorar sozinha e sorrir com estranhos. Eu sei que isso não vai ser um mar de rosas e já me vejo andando empacotada no frio reclamando alto comigo mesmo, ai meu deus como fui besta. E eu quero mesmo é o sucesso e o fracasso disso tudo, o que eu quero é a experiência completa. E tudo que me resta até o dia do embarque, é saborear esse friozinho na barriga.

P.S. As principais fontes que me ajudaram bastante a respeito do intercambio na Irlanda.

Vida na Irlanda

E-Dublin

Dublin Para Brasileiros

Um comentário:

  1. "E eu quero mesmo o sucesso e o fracasso disso tudo..." hahahahaha, eu curti! :D
    \o/

    ResponderExcluir